Como não se apaixonar pelo Recife e seus encantos? A capital pernambucana se destaca de tantas maneiras, que é inevitável o despertar de um sentimento especial. Afinal, onde mais seria possível se deparar com a influência holandesa na arquitetura colonial, vivenciar a pulsante vida urbana da maior cidade do Nordeste e ter a linda e famosa praia de Boa Viagem como cenário? A WRio Transporte pode te levar a cada recanto da carinhosamente chamada “Veneza Brasileira”. Nesta primeira parte, confira um pouco do que há de melhor nela: sua história! Afinal, assim como Natal (RN) e Fortaleza (CE), Recife é de encher os olhos!
O Recife Antigo
A capital pernambucana teve uma rica história colonial. Afinal, foi ocupada por portugueses e holandeses, que deixaram suas marcas. Sorte dos visitantes, que podem admirar essa mistura ímpar no Brasil. Portanto, iniciar um passeio pelo Recife Antigo é uma ótima pedida. O Marco Zero, na Praça Barão do Rio Branco, é o ponto a partir do qual são medidas as distâncias. Se você posicionar a mão bem no centro e abrir os dedos, vai perceber que cada um deles dá origem a grandes avenidas. A Torre Malakoff, por sua vez, foi erguida em 1853 para ser um observatório astronômico. Quase da mesma época é o Teatro de Santa Isabel, imponente e expressão máxima da arquitetura neoclássica. Aliás, seu nome é uma homenagem à Princesa Isabel.
A alma do Recife
No aspecto cultural, a Embaixada dos Bonecos Gigantes é um museu bastante divertido, com personagens que se tornaram símbolos da folia carnavalesca. O Museu do Cais do Sertão é dedicado às tradições da cultura sertaneja, contando com exposições, réplicas de casas, salas de músicas, filmes e muito mais. O Paço do Frevo é um local realmente imperdível para quem deseja ir fundo na alma do Recife. Afinal, nele está um museu dedicado ao estilo, com as mais diversas informações. E as instalações ao longo dos três andares são de tirar o fôlego!
História contada pela fé
Se a ideia for um passeio religioso, o Recife Antigo tem muito a oferecer. Por exemplo, a Capela Dourada, possivelmente a mais bela do Recife e célebre pelo ouro usado em sua construção, data de 1697. Há também a Igreja de Nossa Senhora do Pilar, construída em 1680 sobre os alicerces do Forte de São Jorge. Da mesma forma, a capela-mor do templo tem formato abóbada semiesférica, sendo revestida de azulejos lusos raríssimos. Já a Igreja Madre de Deus foi concluída em 1709, possui altar-mor de talha dourada e trono em estilo rococó, sendo muito concorrida para casamentos. A Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio foi concluída em 1790 e dedicada a Santo Antônio. No local onde o templo foi construído, existiam as trincheiras dos invasores holandeses. Por fim, há ainda a sinagoga Kahal Israel. Construída em 1630, durante a ocupação holandesa, foi a primeira construída nas Américas.
Como você pôde notar, o Recife transpira História. Assim, compreendê-la é olhar de forma ímpar para o passado do Brasil. Portanto, venha com a WRio Transporte conhecer cada detalhe dessa cidade mágica.